quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ain't Them Bodies Saints (Ainda sem titulo em Português)

Ain’t them bodies saints

O amor que resiste ao tempo e à distância é a atração de ‘Ain’t them bodies saints’, drama estrelado por Rooney Mara e Casey Affleck

por Raphael Moroz

Em uma das cartas que escreve para a esposa, Ruth, Bob afirma que está prestes a tocar em suas bochechas novamente. Quatro anos os separam. Um crime – cometido por ela e atribuído a ele – os separa. A distância os separa. Mas não por muito tempo. “Logo irei encontrá-la”, escreve ele no final da carta.

Ain't them bodies saints

Ruth e Bob, sensivelmente interpretados por Rooney Mara e Casey Affleck, formam o tipo de casal cuja paixão parece não esfriar nunca. Você já deve ter visto casais assim. Casais que, por mais que vivam às turras, não conseguem se separar. Casais que prometem permanecer juntos para sempre, e que realmente permanecem, aconteça o que acontecer. ‘Ain’t them bodies saint’ (algo como “Seus corpos não são santos”, o filme ainda não possui título em português) é sobre esse tipo de amor. 

Ain't them bodies saint

Ambos criminosos, Ruth e Bob estão prestes a ter um filho. Um tiroteio entre o casal e alguns policiais, no entanto, inverte os planos dos dois: Ruth acaba atirando em um dos oficiais e Bob toma a culpa para si. Ela sai livre; ele, não. Aprisionado em um estado norte-americano que não é o seu, Bob passa a conversar com a esposa somente por meio de longas e sinceras cartas. Em todas elas, ele deixa claro que nunca a abandonará.

Ain't them bodies saint

Em uma das inúmeras tentativas de fuga que realiza, Bob consegue escapar. O filme retrata toda a trajetória do criminoso até o encontro com Ruth, mas seu maior mérito é esmiuçar os sentimentos que os dois nutrem diante da distância que lhes foi imposta. Bob – como você já deve ter percebido – venera a esposa. Suas belas cartas, repletas de sinceridade e sensibilidade, demonstram que o amor que ele sente é intransponível e insuperável. A recíproca é verdadeira: Ruth também mantém o amor pelo marido em uma redoma, bloqueando-se para possíveis relacionamentos amorosos. Ela até se dispõe a abrir o seu coração para Patrick (Ben Foster), um policial dos arredores que participou do tiroteio que ocorreu há quatro anos, mas a relação dos dois não evolui da amizade. 

Em ‘Ain’t them bodies saint’, há, ainda, uma trilha sonora que potencializa toda a melancolia que a separação abrupta causou à Bob e Ruth. Ora silenciosas, ora movimentadas, as melodias andam conforme o ritmo da narrativa, que é, na maioria das vezes, lento. Mesmo assim, o interesse em saber como será o encontro de Ruth e Bob se mantém até o final do filme.

Ain't them bodies saints

Nota do editor: ‘Ain’t them bodies saints’ foi selecionado na mostra competitiva do Festival de Sundance em 2013 e chegou aos cinemas americanos em agosto. Apesar de ainda não ter estreia nacional prevista, você pode assistir ao longa em casa baixando no nosso Gdrive!




Nenhum comentário:

Postar um comentário